17 de março de 2016

Happy St Patrick's Day!

Dia 17 de março é o dia mais aguardado pelo povo irlandês, aliás, dia 17 de março todo mundo é um pouco irlandês. É o dia de São Patrício - St Patrick’s Day - padroeiro da Irlanda, e é comemorado em todo o mundo.

St. Patrick era na verdade britânico. De acordo com a lenda, ele foi vendido como escravo na Irlanda, quando ele era um adolescente, tornou-se religioso, escapou e voltou para a Inglaterra, tornou-se um sacerdote chamado Patrick e começou a converter todos os celtas irlandeses pagãos ao Cristianismo.

Há mais de mil anos os irlandeses consideram o dia 17 de março, suposta data da morte de St. Patrick, um dia de festa religiosa, que cai no período cristão da Quaresma (Lent), mas a Irlanda só começou a comemorar oficialmente o dia em 1903. E foi só a partir de 1960 a lei permitiu que os bares e pubs abrissem no dia da comemoração.


Em Dublin, acontecem grandes comemorações e até um agrande parada, como se fosse o nosso carnaval. As pessoas vestem-se de verde, pintam trevos no rosto e assistem às St. Patrick's Day parades (desfiles). Entre as crianças, há a tradição de beliscar os amigos que não vestem verde neste dia.

Mas e o trevo? Os irlandeses dizem que St. Patrick usava trevos para explicar a Santíssima Trindade (Deus, Filho e Espírito Santo). 

O Saint Patrick's Day é feriado nacional na Irlanda e também um na ilha de Montserrat. No Canadá, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Argentina e Nova Zelândia, a data é amplamente celebrada, mas não se trata de um feriado oficial. 


Durante o dia de St Patrick, o consumo mundial da marca de cerveja Guinness quase triplica – de 5,5 milhões de litros em um dia normal para 13 milhões de litros no dia da comemoração. Isso são 150 litros por segundo! 

Em toda parte, as pessoas dançam, cantam e bebem nos Irish Pubs, just having the craic!

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...