Depois de 10 meses no Brasil, está chegando a hora de dizer adeus mais uma vez. E por isso eu pedi ao gringo para fazer algumas listas (coisa que ele adora), sobre a experiência dele em terra brasilis. Ele fez três, e agora eu compartilho com vocês: O bom, o ruim e o estranho do Brasil - pelos olhos de um irlandês.
O bom
O Gringo e o Rodízio |
- O Churrasco no Brasil é muito mais gostoso e elaborado. Tem uma quantidade incrível de variedade de carnes.
- Medicamentos são mais fáceis de adquirir. Na Irlanda para tudo se precisa de receita médica.
- As pílulas anti-ressaca (Engov). Auto-explicativo.
- A relação custo x benefício (em comparação ao euro e ao serviço prestado na Irlanda). No Brasil se paga mais caro por uma passagem de avião, porém serviços como franquia de bagagem e lanche são inclusos, na Europa tudo é pago, se você vai pra qualquer lugar tem que pagar uma taxa extra (que tende a ser bem cara) pela bagagem e comida também.
- A comida. Coxinha, filé (com pão ou com tapioca), muita variedade de frutas e sucos naturais que estão todos sempre frescos.
- Rodízio (de pizza, de churrasco, de hambúrguer) e lugares como Karla Fróes Bistrô e o Street Burguers, onde TUDO é gostoso.
- Algumas pessoas que são exemplos positivos para a sociedade e servem de inspiração.
O ruim
- Pastel. A carne moída não é cozida o suficiente.
- As pessoas estão sempre atrasadas, não há pontualidade para nada.
- O clima é muito diferente em comparação à Irlanda. É sempre muito quente, o tempo todo.
- O dress code para toda e qualquer situação e como as pessoas tem que se arrumar para ir ao shopping centre por exemplo.
- O tráfego é insano, principalmente as motocicletas. Música alta em todos os carros, com as janelas abertas, forçando todo mundo a ouvir aquilo. E Sertanejo Universitário.
- O atendimento ao cliente é péssimo. Os caixas levam o tempo que querem para atender as pessoas e nunca tem troco nas lojas.
- A burocracia é muito grande e tudo tem que ser resolvido em Brasília, muito centralizado para um país do tamanho do Brasil.
- O comportamento de algumas pessoas, que é extremamente rude. Elas te interrompem quando você está falando ou ignoram completamente a sua pergunta, ou respondem à outra pessoa quando você fala com elas.
- As pessoas não se importam com nada. É um desperdício de potencial de uma nação inteira. Para cada pessoa que é um exemplo positivo, há milhares de outras pessoas que não fazem nada.
O estranho
- Comer Halls como se fossem balas.
- Comer pizza com garfo e faca.
- Comer bolo no café da manhã.
- O café da manhã é muito francês (pão, queijo e presunto).
- A quantidade de óleo usada na comida, mesmo em salada usa-se óleo.
- Casais usam alianças mesmo sem serem casados.
- A quantidade de banhos frios que se tem que tomar por dia.
- Westlife e Boyzone (bandas irlandesas da década de 90) tocando no sistema de áudio de grandes lojas e supermercados.
- Homens não saem com os amigos sem estar acompanhados das namoradas/mulheres/etc.
- Jogar papel higiênico no lixo e não no vaso sanitário.