24 de junho de 2015

A Irlanda dos filmes

Ballycarberry castle - County Kerry.
Quando eu digo que moro na Irlanda, muita gente chega pra mim e  diz que assistiu Leap Year (Casa Comigo?) ou P.S. I love you (P.S. Eu te Amo) e que acha as paisagens a coisa mais linda. E você me pergunta: É tudo isso mesmo? 

É. Tudo e mais um pouco. Porém, filme é filme, né? E as vezes aquela imagem que a gente cria, sonha, deseja.. acaba por se tornar uma frustração. Eu tive pouquíssimas experiências ruins na Irlanda. Já morei na capital e no interior e já viajei tudo o que podia e não podia, e 99% das viagens foram muito além das expectativas, mas essa que vou contar hoje foi a exceção.

Assisti Leap Year de tanto ouvir as pessoas falando desse filme. Na época já estava na Irlanda e morava exatamente no condado (County Kerry) onde a Anna (mocinha do filme) vai parar quando chega à Irlanda. Não sei se contei pra vocês mas sou apaixonada por castelos. Já perdi a conta de quantos conheci! E botei na cabeça que queria conhecer o castelo do filme. Assisti o filme, anotei o nome do castelo - Ballycarberry - e joguei no Google. No filme, o castelo fica em County Tipperary, mas no google, o castelo real de Ballycarberry fica em Kerry. Thanks Google!

O caminho não é dos mais fáceis. O castelo fica numa área muito bonita da Irlanda mas de difícil acesso, com estradas muito rudimentares, precipícios e ovelhas everywhere. E... O castelo de Ballycarberry não é o do filme, não tem torre, não fica no topo de uma montanha e nem perto de uma antiga estação de trem. Aliás, a estação de trem mais próxima fica há 70km. Frustrações à parte, o castelo (ou a ruína) é bem bonito.

Rock of Dunamase castle em Co Laois/ Cena do filme.

Mais alguns cliques no Google e descobri que na verdade eles apenas "emprestaram" o nome Ballycarberry. O castelo usado nas gravações foi o Rock of Dunamase (que também não tem torre e) fica em County Laois, e contou  com a ajuda de muita computação gráfica. Mas mesmo assim a gente consegue encontrar algumas semelhanças com o castelo do filme.

Até a Próxima!

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...