25 de março de 2016

Happy Easter!

Hot Cross Bun
Na Irlanda, a Sexta-feira Santa (Good Friday) é feriado facultativo. Já a segunda (Easter Monday) é feriado oficial (um dos famosos Bank Holidays). Mas para a igreja continua tudo como antes. A última semana que antecede a Páscoa é a mais importante no calendário cristão e na Irlanda  a data tem o mesmo peso do St Patricks Day e do Natal.

Aqui, além da abstinência de carne, é comum se abrir mão também de outros elementos do dia-a-dia. Alguns se abstêm de álcool, outros de cigarros, e tenho amiga que se absteve até de facebook para a quaresma. E se você quer saber se os ovos de chocolate também são tradicionais por aqui, a resposta é sim. Mas muito além de chocolate, a época da Páscoa jamais deixou de ser uma data de importância religiosa para os irlandeses.

Durante a semana da Páscoa, é tradicional na Irlanda os Hot Cross Buns, que são que pães doces com passas e o desenho de uma cruz feita com a própria massa ou glacê. E a cruz é justamente a simbologia da importância religiosa da data.

Os ovos custam entre €3 e €8
Em relação aos ovos há uma certa diferença em relação aos que vemos no Brasil. Aqui os ovos vem em caixas de papelão e não naquela embalagem cheia de frufru. Os ovos aqui não tem o apelo da surpresa/brinquedo/etc, pois eles não tem. Por outro lado, a maioria dos ovos das caixas vem acompanhados de uma caneca personalizada com algum personagem ou a marca do chocolate. É assim que os ovos ficam em pé dentro da caixa.

Diferentemente da tradição brasileira de não comer carne vermelha e sim peixe, na Irlanda a tradição é outra. Durante a sexta-feira santa (Good Friday) os irlandeses também não consomem carne vermelha, enquanto no domingo de Páscoa é tradição um almoço familiar com carne de cordeiro a ser servido.

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...