29 de fevereiro de 2016

Bachelor's day - É hoje!

Muita gente já assistiu o filme Leap Year e ouviu falar nessa tradição irlandesa no mínimo curiosa. Segundo a tradição, em um ano bissexto, se seu pretendente anda te enrolando muito, no dia 29/02 você pode fazer aquele tão esperado pedido. Esse dia é chamado de Bachelor's Day.

Acredita-se que essa tradição irlandesa começou no século V, quando a freira irlandesa Sta. Brigid de Kildare, se queixou amargamente à St. Patrick. Segundo ela, as mulheres já estavam cansadas de esperar muito tempo para seus namorados a pedirem em casamento. Vale lembrar que o papel da mulher na sociedade naquela época era dos mais reprimidos.

O que St. Patrick fez, então? Decretou que no dia 29/02 de todo ano bissexto, as mulheres poderiam pedir os homens em casamento. E caso ele dissesse não, teria que arcar com uma multa!

Bom, a multa na época era, na verdade, um vestido de seda. E Sta. Brigid que não é boba nem nada aproveitou o decreto de St. Patrick e ela mesma se ajoelhou e pediu a mão do santo. Ele, que delicadamente recusou, a presenteou com um lindo vestido de seda para aliviar a dor da moça. No Reino Unido essa "multa" é de um par de luvas à ser recebido no domingo de páscoa.

Curioso ou não, minha sogra irlandesa jura de pé junto que a tradição é verdade sim e que a pesar das várias variações da história, Bachelor's Day é uma data real. Real ou não, há muitas moças que aproveitam a ocasião para fazer o pedido, como nesse video em que após 22 anos ela cansou de esperar.

1908 também foi Leap Year!

Então corram meninas! A próxima chance é só em 2020! rs..

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...