6 de julho de 2016

Joga fora no lixo

Uma das coisas que causa mais estranheza quando mudamos para Irlanda é o sistema de coleta de lixo. Ao contrário do Brasil, onde geralmente tudo termina na mesma lixeira, aqui tudo tem que ser separado. A Irlanda é o terceiro país europeu que mais recicla, cerca de 34% de todo o lixo produzido aqui é reciclado, e por conta disso existem inúmeros tipos e cores de lixeiras e tipos de coleta.

Coleta de Lixo.
A coleta é feita geralmente por caminhão de lixo. Mas ao invés dos sacos de lixo expostos, aqui todo o lixo vai para o carrinho/lixeira (wheelie bin) apropriado. E o próprio caminhão faz a coleta. As lixeiras são encaixadas no caminhão e ele faz todo o processo, evitando que o lixeiro se machuque ou tenha contato direto com os resíduos. 

Os próprios moradores são responsáveis por colocar as wheelie bins em frente de casa para que a coleta seja feita. Os caminhões passam geralmente 1 vez por semana e o dia varia de acordo com a área que você mora. Como disse acima, tudo é bem separadinho. As wheelie bins tem cores diferentes, para tipos de lixo diferente: 

Bring Centre.
Verde: Material Reciclável (Com exceção de vidro)
Papel, latas e plásticos. E tudo deve ser lavado antes de ir para o lixo.

Marrom: Lixo Biodegradável
Restos de comida e plantas.

Preto ou cinza: Lixo Comum
Não há separação. 

O pagamento é geralmente feito de acordo com o número de coletas feitas na residência (a coleta de lixo orgânico é mais barata €2 e a de lixo comum e reciclável mais cara €6)

Vidro: Não há coleta de vidro. 
Eles devem ser encaminhados para um centro de reciclagem (Bring Centre), que é muito comum e fácil de ser encontrado em Postos de Gasolina e estacionamentos. Você separa o vidro por cor: transparente, verde ou marrom.

Nos Bring Centres também é possível descartar roupas e sapatos e o serviço é gratuito.

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...