18 de julho de 2015

Se virando em Dublin - Transporte

Hoje vamos nos falar sobre como se locomover em Dublin. Apesar de relativamente pequena, se comparada às outras capitais européias, Dublin tem também lugares meio distantes. E para chegar lá, os principais meios de transporte público são: o Dublin Bus, o Luas e o Dart.

DUBLIN BUS - Os ônibus públicos são o meio de transporte mais comum e geralmente mais barato. Diferentemente do Brasil, os ônibus na Irlanda não tem cobradores e a tarifa só pode ser paga com moedas ou com cartões conhecidos como LEAP CARD. Se o passageiro der dinheiro a mais, recebe um ticket com o valor do troco e precisa ir até o escritório da Dublin Bus para pegar a diferença. Pra saber as rotas e horários basta baixar o APP que te dá informações em tempo real.

LUAS - Luas é tipo metrô, porém, andando na superfície. O Luas é muito rápido, mas tem apenas duas linhas (que não se cruzam). O bilhete do LUAS você compra na própria estação em um dos totens disponíveis, você também pode usar o LEAP CARD. Nesse transporte o usuário não passa por catraca - basta entrar no trem quando ele pára na estação. Mas há fiscais rodando pelos vagões e, se você for pego sem o ticket, terá que pagar uma alta multa.

DART - É o sistema de trem e é mais usado para ir às regiões litorâneas (inclusive muitas praias), nas quais se demora demais para chegar de ônibus. O DART liga o norte e o sul de Dublin, passando pelo centro da cidade. Você pode comprar o bilhete nas próprias estações de trem e o bilhete de ida e volta custa em média 3,20 euros.

Até a próxima!

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...