6 de julho de 2015

As divisões da Irlanda

Vira e mexe alguém me pergunta o que é o "Co." que às vezes eu coloco nas postagens quando estou falando de algum lugar na Irlanda. Então resolvi dedicar um post inteiro à isso. Depois de um certo tempo morando fora, a gente esquece de algumas coisas que eram novidades quando chegamos, e esse "Co." é sem dúvidas, uma delas. "Co." é a abreviação de "County" (ou em português, Condado). A Irlanda não tem estados, como no Brasil, as regiões são conhecidas em duas formas: 
  • 4 Provinces - Leinster, Munster, Connacht e Ulster.
  • 26 Counties - Dublin, Cork, Limerick, Kerry, Wiclow, Donegal, Laois, dentre outros.

Ainda sob governo gaélico, a Irlanda foi dividida em províncias, para substituir o sistema anterior de tuatha. No século VI, a ilha da Irlanda estava dividida em 5 cúigí. As atuais 4 províncias da Irlanda surgiram a partir destes cúigí: Ulster, Leinster, Connacht e Munster. O quinto cúige, Meath foi agregado à província de Leinster.

Estas províncias começaram livremente como estados confederados com suas fronteiras um tanto flexíveis, porém, atualmente, elas estão associadas com um grupo específico de condados. As províncias são hoje vistas em um contexto esportivo, a medida em que os quatro times profissionais de rugby da Irlanda jogam sob os nomes das províncias, e a GAA mantém campeonatos provinciais separados.

Após a ocupação da ilha no século XII pelos reis da Inglaterra (invasão normanda), as províncias foram superadas pelo sistema de condados (típico de monarquia). Mas desde que a Irlanda tornou-se um país independente, os 26 condados tradicionais não são mais base para fins de governo local, planejamento e desenvolvimento. Não possuem nenhum status legal ou função administrativa. Porém estas divisões ainda são respeitadas para outros fins (como Código Postal por exemplo).

Até a próxima!

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...