Vira e mexe alguém me pergunta o que é o "Co." que às vezes eu coloco nas postagens quando estou falando de algum lugar na Irlanda. Então resolvi dedicar um post inteiro à isso. Depois de um certo tempo morando fora, a gente esquece de algumas coisas que eram novidades quando chegamos, e esse "Co." é sem dúvidas, uma delas. "Co." é a abreviação de "County" (ou em português, Condado). A Irlanda não tem estados, como no Brasil, as regiões são conhecidas em duas formas:
- 4 Provinces - Leinster, Munster, Connacht e Ulster.
- 26 Counties - Dublin, Cork, Limerick, Kerry, Wiclow, Donegal, Laois, dentre outros.
Ainda sob governo gaélico, a Irlanda foi dividida em províncias, para substituir o sistema anterior de tuatha. No século VI, a ilha da Irlanda estava dividida em 5 cúigí. As atuais 4 províncias da Irlanda surgiram a partir destes cúigí: Ulster, Leinster, Connacht e Munster. O quinto cúige, Meath foi agregado à província de Leinster.

Após a ocupação da ilha no século XII pelos reis da Inglaterra (invasão normanda), as províncias foram superadas pelo sistema de condados (típico de monarquia). Mas desde que a Irlanda tornou-se um país independente, os 26 condados tradicionais não são mais base para fins de governo local, planejamento e desenvolvimento. Não possuem nenhum status legal ou função administrativa. Porém estas divisões ainda são respeitadas para outros fins (como Código Postal por exemplo).
Até a próxima!