4 de junho de 2015

Língua Irlandesa

O irlandês (Gaeilge), também conhecido como gaélico, é uma das línguas oficiais da Irlanda. Ele era a língua principal da llha Esmeralda antes de os ingleses a invadirem durante a Idade Média. E embora a maioria dos irlandeses não fale a língua diariamente, ela ainda é uma parte importante do dia-a-dia na Ilha. A maioria das placas das ruas e estradas, por exemplo, é bilíngue.

Como língua nativa, o gaélico é falado por cerca de 104 mil pessoas, pouco mais de 2% da população. As comunidades e regiões onde se fala o irlandês são chamadas Gaeltacht. A Gaeltacht com maior população é Conamara (Co. Galway) e nas Ilhas de Aran. Todo ano, em março, acontece a Seachtain na Gaeilge (semana irlandesa). Ela destaca e promove a importância da língua irlandesa.

É muito comum, os pub irlandeses terem como nome,
sobrenomes em Gaélico/ Irlandês.
Pelo fato de o governo irlandês tornar obrigatório o estudo do idioma nas escolas públicas, muitas pessoas falam-no como segunda língua. A maioria das pessoas tem, ao mínimo, uma noção básica do idioma. No dia-a-dia é fácil ver palavras em gaélico presente nos nomes, sobrenomes, ruas, comércios, etc. Separei algumas que podem vir a ser útil para quem está pensando em ir para a Irlanda:

Placas Indicativas de Banheiros*
Éire - Irlanda
Mná – mulher
Fir – homem
Garda – policial (Gardaí – plural)
Corcaigh (Cork) – local pantanoso
Baile Átha Cliath (Dublin)– lago preto
Taoiseach – líder, legislador, primeiro-ministro
LUAS – velocidade (e também o serviço de trens de Dublin)
Craic – diversão, legal, ex: ‘That was great craic’ (Aquilo foi muito legal), ‘what’s the craic?’ (Qual a diversão?)
Sláinte – palavra irlandesa para saúde. Usado como brinde, quando se bebe. Tem o mesmo significado de ‘cheers’.

*A imagem acima mostra duas placas indicativas de banheiro. Se você for sortuda - como eu - vai entrar em um pub em Dingle (que é uma cidadezinha em Co. Kerry e fica em uma Gaeltacht), onde estará escrito apenas Fír e Mná nas portas. E sem os desenhos.

Até a próxima!

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...